Simão Durando  

 

Simão Amorim Durando Filho, natural de Petrolina, filho do ex-prefeito Simão Amorim Durando e Josefa Durando, casado com Alinne Monteiro Cavalcante Durando, pai de duas filhas: Giovanna e Ana Luh, é bacharel em Publicidade e Marketing pela Faculdade FATEC de São Paulo e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Ainda constam em seu currículo cursos de extensão pelo Instituto Brasiliense de Direito (IDP): Extensão em Orçamento Público, extensão em Gestão de Pessoas e Gestão em Licitações e contratos. Foi secretário parlamentar do deputado federal Fernando Filho pela Câmara dos Deputados, exerceu o cargo de Diretor do SEST SENAT unidade de Petrolina e secretário de Governo e Agricultura do município de Petrolina.

 

   ATRIBUIÇÕES DO PREFEITO:  

Autoridade máxima na estrutura administrativa do Poder Executivo do município, tem o dever de cumprir atribuições previstas na Constituição Federal de 1988, definindo onde serão aplicados os recursos provenientes de impostos e demais verbas repassadas pelo estado e pela União. Também cabe ao chefe do executivo municipal zelar pela boa administração da cidade, empreendendo a gestão da coisa pública, além de exercer o controle do erário, planejar e concretizar obras, sejam elas da construção civil ou da área social.

Abaixo algumas competências específicas da atividade do prefeito:

  • Organizar os serviços públicos de interesse local;
  • Implementar e manter, em boas condições de funcionamento, postos de saúde, escolas e creches municipais, além de assumir o transporte escolar das crianças;
  • Garantir o transporte público e a organização do trânsito;
  • Pavimentar ruas, preservar e construir espaços públicos, como praças e parques;
  • Promover o desenvolvimento urbano e o ordenamento territorial;
  • Apresentar projetos de lei à câmara municipal, além de sancionar ou vetar;
  • Intermediar politicamente com outras esferas do poder, sempre com intuito de beneficiar a população local;
  • Zelar pelo meio ambiente e limpeza da cidade.